Primeira Dança


O zouk - que significa festa - é um gênero musical típico das Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe) e da Guiana Francesa. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em dialeto crioulo. Por isso, muitos passaram a acreditar que a música e a dança seriam francesas. Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado pelos brasileiros de lambada francesa.

No Brasil, utiliza-se a música Zouk para dançar uma dança 100% brasileira: a lambada. Quando a lambada explodiu nos anos 90, era comum se dançar ao som de Kaoma, Beto Barbosa e Sidney Magal. Porém, depois de algum tempo, a produção musical tornou-se cada vez mais escassa. Sendo assim, os dançarinos passaram a adotar o zouk como música para se dançar a antiga lambada. A dança portanto sofreu algumas modificacoes para se adaptar a nova música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. Já o zouk é mais lento e sensual.

A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos entre eles, o Tradicional, o Zouk Love, o Neozouk e o Soulzouk. É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: músicas Árabes, kizomba, Hip hop, R&B Contemporâneo e Reggaeton.

A lambada (tradicional, dos anos 80) no estilo de Porto Seguro resiste em locais como Porto Alegre, São Paulo, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Londres, Buenos Aires e Barcelona.

Os principais pólos do zouk brasileiro são: Rio de Janeiro (onde essa dança foi criada) e ainda Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Amsterdã, Barcelona, Palma de Mallorca, Brisbane, Sidney e Zurique. Há também um público crescente no sul do Brasil.

A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares como França, Inglaterra, São Tomé e Príncipe. Os principais pólos do zouk caribenho são: Angola, Antilhas, Cabo Verde e Haiti. A dança Kizomba, parecida com a dança zouk é febre em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal. Mas estas, nada tem a ver com o zouk dançado no Brasil.


Zouk

Zouk



© Copyright 2010 - Primeira Dança
Desenvolvido por Pentaculus - Web, Seo & Multimídia